O que é?


O Comitê de Humanização Institucional da Santa Casa de São Paulo e o Viva e Eduque apresentam o curso Tempo Rei de Histórias que tem por objetivo promover a valorização da memória afetiva de nossos idosos, estimulando voluntários à praticarem o cuidar da escuta qualificada, a contação e a construção de histórias. A Associação terá parcerias com Instituições de idosos, as quais serão indicadas para o participante praticar e realizar o voluntariado.

Público-alvo: voluntários, cuidadores, estudantes e profissionais da saúde e educação.

Objetivos GERAIS:

1) Conscientizar os participantes do Curso sobre a importância da estabilidade emocional do idoso como uma das condições que favorecem sua saúde, através da interação com as pessoas que o rodeiam no seu cotidiano e no seu ambiente, seja este uma casa de repouso ou hospital.

2) Levar os participantes a compreender a necessidade da humanização da Assistência como forma de promoção de saúde e de bem estar, através da valorização da leitura como arte, cultura e lazer e do ato de contar e ouvir histórias como recurso fundamental para integração social num grupo de indivíduos, resgatando esta prática milenar através do conhecimento sobre o valor do simbolismo das histórias como elemento terapêutico e estimulador da auto-estima.

3) Desenvolver concepção teórica, vivências imaginativas e práticas para ampliar a capacidade dos participantes nos diferentes papéis - contador, criador e ouvidor de histórias – para explorar as diversas possibilidades de reflexão que as histórias oferecem.

Objetivos ESPECÍFICOS:

Levar os participantes a:

1) Reconhecer e praticar os fundamentos da contação de histórias, por meio de abordagens literárias, poéticas e performáticas.

2) Identificar as possibilidades poéticas e as diversas formas de se contar e ouvir histórias para cativar a atenção dos ouvintes de maneira intelectual, prática e emocional.

3) Utilizar a leitura e a contação de história como recurso para a integração entre idosos, familiares, acompanhantes e equipe multidisciplinar.

4) Reorganizar suas habilidades de contador, criador e ouvidor de histórias para melhorar a estabilidade emocional e a qualidade de vida de todos os envolvidos na contação de histórias.

5) Apresentar a leitura como forma de arte, de cultura, de lazer e de humanização da saúde.