segunda-feira, 25 de março de 2019

Dona Tereza – conhecida como ”bagunceira”


Numa tarde chuvosa, num belo sobrado azul, existem pessoinhas surpreendentes e com muitas histórias para um bom ouvinte, e, uma delas é sobre a “bagunceirinha”. Assim é conhecida a encantadora Dona Tereza de 90 anos de idade, natural de Barbacena – Minas Gerais, como ela diz: “Cidade dos loucos”.

Dona Tereza é uma jovem senhora, muito alegre, engraçada, divertida, sorridente, brincalhona e travessa, mas acima de tudo doce, caridosa, amável e cheia de vida e uma ajudadora fora de série. Atualmente reside no Instituto Helena Florisbal há 3 anos aproximadamente, mas antes de fixar residência ela foi voluntária neste local.

A história dessa caridosa senhora iniciou-se há muito tempo, precoce para ser específica. Morava com seus pais e 20 irmãos no sitio em Barbacena. Era comum naquela cidade e época crianças trabalharem, e Dona Tereza foi uma dessas crianças. Aos 7 anos de idade foi adotada por uma família para trabalhar como babá e nessa profissão se fez até seus 80 anos.

Dona Tereza nunca se casou, pois, seus pais adotivos tinham ciúmes dela. Certa vez, disse ela: “fui noiva de um advogado (noivado arranjado), mas não casei, pois não gostava dele”. Aos 25 anos, Dona Tereza teve catapora e essa doença deixou sequelas: perdeu a visão do olho direito; mas essa mulher encantadora não se deixou abater, permaneceu alegre, brincalhona e bagunceira como sempre. Houve uma vez... lembra ela: “Estava internada no hospital há mais ou menos 1 ano e já conhecia todos os médicos e pacientes e também era conhecida por todos pela sua generosidade, alegria e pelas travessuras que aprontava por lá, enfim, um certo dia chegou ao hospital Maria Lucia, que estava com doença de berne, e todos inclusive os médicos tinham nojo, pavor de chegar perto daquela criatura, mas Dona Tereza mesmo internada, pegou a garota deu um banho, cuidou das feridas e deixou a menina cheirosa e cuidada.

Dona Tereza, sem sombra de dúvida, tem um coração humanitário, bondoso e que não admite maus tratos. Essa mulher surpreendente é um anjo lindo. E assim ela é com as pessoas, preocupada com bem estar dos que a rodeiam. Dessa forma ela prosseguia com sua vida, preenchendo com carinho, sorrisos, brincadeiras e suas travessuras. Dona Tereza tem muito o que nos contar. Perguntamos a ela sobre seus momentos tristes, felizes e do que tem mais saudade, então ela disse emocionada: “ o dia mais feliz foi quando retornei à casa de meus pais para visitar minha mãe que estava doente, e ela me abraçou forte e disse “filha achava que partiria sem ver você pela última vez”. Esse momento deixou Dona Tereza chorosa de saudade da mãe amada. Também foi o momento mais triste, pois foi quando sua mãezinha faleceu. Sua mãe teve derrame e partiu 2 semanas após sua visita.

Por fim, Dona Tereza disse que é feliz, não mudaria nada em sua trajetória de vida, pois hoje possui 2 filhos adotivos, 9 netos e 2 bisnetos e que os ama muito; e é feliz pois sempre que podem estão juntos. Essa linda e bondosa senhora permanece no Instituto, com seu humor radiante, sua bondade e generosidade que se expande a todos, e claro continua com aquele espírito de menina bagunceirinha e todos gostam dessa figura que é a Dona Tereza.

Autora: Daniela Mendes da Silva
Idosa: Tereza

Nenhum comentário:

Postar um comentário